Cuidado com GOLPES: entenda o que está acontecendo

A Ordem dos Advogados de Santa Catarina alerta sobre golpes que estão sendo aplicados por estelionatários contra clientes e escritórios de advocacia em todo o Brasil. Vários relatos foram recebidos pela Central de Atendimento da OAB/SC de advogados e advogadas que parte de seus clientes estão sendo vítimas de mensagens fraudulentas.

O golpista entra em contato por meio de aplicativos como o WhatsApp, pedindo o pagamento de taxas para liberação de valores supostamente ganho pelo cliente em ações judiciais, a mensagem menciona valores significativos de um precatório.

Os dados utilizados pelos criminosos são informações processuais públicas obtidas dos diários de justiça ou de sites como o Jus Brasil.  Para completar, o fraudador obtém o número móvel da vítima de listas de dados vazadas de operadoras de telefonia e com isso, envia mensagem de WhatsApp para vítima, informando ser o seu advogado(a), apresentando informações verdadeiras, porém mentindo que haveria uma quantia de dinheiro para ser liberada imediatamente, porém sendo necessário pagamento de uma pequena taxa judicial.

Para dar veracidade ao golpe utilizam o logo do escritório ou a foto do(a) advogado(a) obtida das redes sociais ou de simples pesquisa no Google.

Com a ilusão que se trata do seu advogado de confiança e do valor atraente que poderá receber em poucas horas, a vítima transfere as quantias requeridas pelo estelionatário.

Jamais realize transferência de valores via pix ou pagamento de boletos que tenham origem de mensagens de WhatsApp, nunca foi necessário pagamento de taxas para levantamento de precatórios ou alvarás judiciais em Santa Catarina. As custas iniciais são recolhidas no início do processo e as finais apenas após a finalização de todas as etapas. A necessidade de recolhimento de custas processuais durante o processo são sempre acompanhadas de prestação de contas pelos advogados e não são vinculadas a qualquer liberação de dinheiro.

Em caso de mensagens com o padrão acima apresentado, faça contato direto via chamada telefônica com o escritório de advocacia, videoconferência ou mesmo pessoalmente. Para os clientes de nosso Escritório de Advocacia o contato pode ser realizado pelo número (47) 3453-3333 ou pelo ÚNICO WhatsApp do escritório: (47) 99943-3333.

Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/SC – www.oab-sc.org.br/noticias/cuidado-golpe-oabsc-alerta-sobre-fraude-contra-clientes-e-escritorios-advocacia/19994
"OAB/SC alerta sobre fraude contra clientes e escritórios de advocacia"

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados