NOVA ROTINA NAS AUDIÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO NO TRF-4 – EFEITOS DA PANDEMIA

A pandemia mudou a rotina das audiências de conciliação na Justiça Federal de Santa Catarina (TRF-4), tendo o Poder Judiciário adaptado seus procedimentos às medidas de prevenção exigidas pelas autoridades públicas no combate à COVID-19.

O que foi determinado?

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4, é o responsável pela implementação de medidas no âmbito da Justiça Federal de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. 

O tribunal em questão determinou, por meio da Portaria n. 302/2020, que as audiências de conciliação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCON. E também no Sistema de Conciliação – SISTCON, sejam realizadas sempre que possível virtualmente.

Tanto por videoconferência, quanto por outro meio tecnológico que permita às partes a participação, desde que à distância, no intuito de evitar a aglomeração de pessoas e a propagação da pandemia de COVID-19.

Advogado em videoconferência, segundo o TRF-4.

Resolução de conflitos em tempos de pandemia

Na Justiça Federal de Santa Catarina já houve acordos sem a necessidade de contato presencial entre as partes. Como no caso do CEJUSCON de Florianópolis (SC), que até o fim de abril de 2020 permitiu a celebração de onze acordos por meio do Fórum de Conciliação Virtual – FCV. Utilizando, para tal, as ferramentas de videoconferência e WhatsApp. Inclusive, em 25 de junho de 2020, uma das advogadas do escritório Beckhauser, Kroetz e Sócios (BKS) celebrou acordo justamente em videoconferência coordenada pelo CEJUSCON da Capital.

Portanto, a Justiça Federal da 4ª Região adequou-se, permitindo que a conciliação seja um método efetivo de resolução de conflitos em tempos de pandemia.

Fontes:
https://www.trf4.jus.br/trf4/upload/editor/apg_sei_5076124_portaria_302.pdf
https://www.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=15192

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados